terça-feira, 4 de março de 2014


Resumo da Biografia de Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro  " A Aninha doBentão ", nasceu em Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821, Anita Garibaldi , foi chamada de "Heroína dos Dois Mundos".  Recebeu esse título por ter participado no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos muitas outras,  na Batalha de Gianicolo, na Itália. Corajosa e dedicada, Anita foi homenageada em Santa Catarina , seu estado natal, em vários estados brasileiros  e no mundo  .

 Filha de Maria Antônia de Jesus e Bento Ribeiro da Silva, tropeiro mercante, entre a serra e o litoral.  Aninha, como era chamada pelos seus familiares, com a morte de seu pai, foi obrigada a casar com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar. No dia 30 de agosto de 1835, com apenas 14 anos, casa-se na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos. O casamento durou apenas três anos, o marido se alistou no exército imperial e Anita voltou para casa de sua mãe.
Em 1835, desembarca no Rio de Janeiro, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi. Nesse mesmo ano participa da Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), onde na  libertação de Laguna pelos republicanos farroupilhas conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro. Anita, já unida a Garibaldi, participou ativamente dos combates em Imbituba SC e da batalha de Laguna onde carregou e disparou um canhão contra os imperiais , mesmo antes da ordem de atacar do seu comandante , incia ai a batalha naval mais sangrenta  da Guerra dos Farrapos, onde foram expulsos de Laguna pelos imperiais. Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas do Império. Grávida de seu primeiro filho, foi informada que seu marido havia morrido, Inconformada, conseguiu fugir a cavalo e saiu a sua procura, localizando o marido na cidade de Vacaria onde conseguiu libertar. No dia 16 de setembro de 1840 em Mostardas RS, nasce seu primeiro  filho Domênico Menotti . O casal teve mais dois filhos, Teresita e Ricciott. Em 1842 casam-se na paróquia de San Bernardino Uruguay . No mesmo ano eclodiu a guerra contra a Argentina, onde Garibaldi comandou a frota uruguaia.
Em 1847, Anita acompanha o marido, que volta para Itália, levando seus três filhos. Giuseppe permanece em Roma onde realizavam-se as primeiras manifestações públicas que resultariam nas lutas pela unidade e independência da Itália. Anita e seus filhos seguem para Nice, na França. Depois de vários combates, Garibaldi viaja para Nice, onde encontra-se com Anita, seus filhos e sua mãe.
Em 1849, Garibaldi e Anita seguem para os combates em Roma, mas são perseguidos e durante a fuga, próximo a província de Ravenna, Anita é acometida por febre tifoide e não resiste.
Ana Maria de Jesus Ribeiro morre no dia 04 de agosto de 1849 depois de ser sepultada 7 vezes é sepultada  na colina de Gianicolo em Roma, foi erguido um monumento equestre, onde está enterrado seu corpo.  

Um comentário: